Comunicação: a Softskill mais procurada no ambiente corporativo
Uma boa comunicação cria laços fortes e duradouros com as pessoas. seja na apresentação de uma ideia, dos resultados do seu departamento ou mesmo no dia a dia de trabalho. O fato é que esta habilidade está no topo do ranking das soft skills mais procuradas no ambiente corporativo.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Fabiana Soares Lima
5/29/20252 min read


Uma boa comunicação cria laços fortes e duradouros com as pessoas. seja na apresentação de uma ideia, dos resultados do seu departamento ou mesmo no dia a dia de trabalho. O fato é que esta habilidade está no topo do ranking das soft skills mais procuradas no ambiente corporativo.
Uma pesquisa recente, realizada por ZipRecruiter, aponta que 6,1 milhões de empregos listam comunicação como uma habilidade importante. Portanto, se deseja melhorar o seu posicionamento com a sua equipe de trabalho ou até mesmo se destacar em uma entrevista de emprego, esta habilidade deve ser aprimorada ou aprendida.
Isso mesmo: aprendida!
A habilidade de comunicação não depende de um dom. É uma habilidade treinável. Uma ferramenta de transformação, capaz de ser um divisor de águas na vida das pessoas. O indivíduo que possui conhecimentos técnicos, mais a facilidade em expor as suas ideias, em assumir liderança e despertar entusiasmo entre as pessoas, por certo obterá maiores vantagens profissionais.
A importância de se comunicar bem traz reflexos internacionais. Veja o resultado destas pesquisas:
60% dos brasileiros têm medo de falar em público, diz uma pesquisa realizada pela Welcomeplanet. Em contrapartida, apenas 9,1% dos norte-americanos adultos têm medo de falar em público, conforme pesquisa realizada pela National Comorbity Survey Replication.
O profissional que sabe transmitir a sua mensagem com habilidade, em especial no mercado de trabalho, é um diferencial competitivo essencial para:
· Colocá-lo em evidência profissional;
· Despertar o entusiasmo dos outros por suas ideias;
· Evitar mal-entendidos e discussões;
· Promover o engajamento;
· Criar uma cultura de troca e aprendizado.
Se você está entre os 60% dos brasileiros que têm medo de falar em público. Você trava quando tem que se comunicar? Saiba que sua carreira também pode estar travada. Frio na barriga, insegurança, suadeira, sempre que surge uma reunião! Entenda que você pode mudar este jogo.
Existe técnica capaz de transformar um tímido inseguro, que tropeça nas palavras, em um líder que inspira confiança e motivação para sua equipe.
O profissional que busca desenvolver a habilidade da comunicação sai na frente dos demais. Os melhores cargos inclui em suas rotinas atividades que precisam de uma boa comunicação para serem executadas com eficiência, como fazer reuniões, comunicar suas ideias, resultados do seu departamento, ou empresa, de forma profissional, sem nervosismo, com clareza, confiança, autoridade e liderança.